Emenda sugerida pela TB para dar transparência às emendas Pix tramita no Congresso

Emenda proposta pela Transparência Brasil para garantir maior transparência na execução das emendas Pix está em análise na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o texto incluirá na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 a obrigação de estados e municípios beneficiados com emendas Pix a prestarem contas sobre a aplicação dos recursos.

Segundo levantamento da organização, foram aproximadamente R$ 13 bilhões reservados no orçamento desde 2020 para as RP2, emendas orçamentárias individuais na modalidade de transferência especial, sem necessidade de projeto prévio ou prestação de contas ao governo federal. E os recursos vão principalmente para municípios de pequeno porte, que têm mecanismos mais frágeis de fiscalização.

A alteração no PLDO 2024 proposta pela TB estabelece que prefeituras e estados beneficiados com emendas Pix devem inserir informações sobre a aplicação dos recursos recebidos por transferência especial no portal Transfere.gov, incluindo descrição de serviços, obras ou bens em que os valores serão aplicados, possibilitando a criação de um banco de dados centralizado e transparente.

O texto atual da lei apresentado pelo governo federal não determina obrigação de inclusão das informações na plataforma, apenas diz que os entes beneficiados têm de dar publicização ao valor recebido e ao plano de aplicação dos recursos e comunicá-los ao Poder Legislativo.

A TB enviou a proposta à presidente e aos vices da Comissão de Orçamento, e aos líderes dos blocos e partidos na Câmara, apontando a ineficiência da PLDO 2024 do governo em garantir transparência das emendas Pix, e a recomendação do Tribunal de Contas da União em tornar obrigatória a divulgação dos recursos em plataforma de amplo acesso. 

A deputada Adriana Ventura, líder do NOVO e membro da CMO, protocolou a emenda. O prazo para apresentação de emendas ao PLDO se encerra amanhã (17.nov.2023) às 17h.