Vaga: Analista sênior de Transparência

Sobre a Transparência Brasil

A Transparência Brasil é uma das mais importantes organizações da sociedade civil voltadas para promoção de transparência, controle social e integridade do poder público. Além de fonte frequente da imprensa nesses temas, representamos a sociedade civil em audiências públicas e em diversos conselhos da administração pública. Nossas informações, posicionamentos e projetos primam pela excelência e pioneirismo da contribuição e intervenção.

Se você quer contribuir com um projeto de uma organização com impacto, relevância nacional e reconhecida pelos principais atores da área de transparência e imprensa, este trabalho é para você. Somos especialistas na temática de transparência pública e produzimos conhecimento, reflexão e impacto nesta área transversal à administração pública.

Sobre a vaga

A Transparência Brasil está buscando uma pessoa para ocupar a posição de analista sênior de transparência, que atuará no projeto Achados e Pedidos. A pessoa trabalhará diretamente com a gerência de projetos, com quem dividirá algumas responsabilidades.

Atribuições 

  • identificação de temas relevantes relacionados a políticas públicas socioambientais (nacionais ou locais) que podem ser alvo de análises baseadas em informações públicas obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI) e produção de tais análises;
  • produção de diagnósticos de transparência sobre políticas públicas socioambientais (nacionais ou locais);
  • realização e acompanhamento de pedidos de acesso à informação via Lei de Acesso, incluindo fases recursais;
  • atualização de conteúdos do site do Achados e Pedidos;
  • acompanhamento da manutenção do sistema do Achados e Pedidos;
  • estabelecimento e gerenciamento de parcerias com outras organizações da sociedade civil;
  • representação institucional da Transparência Brasil junto a atores governamentais e do terceiro setor, em colaboração com a gerência de projetos.

Perfil

Candidatas e candidatos devem ser capazes de identificar, de maneira autônoma, temas de impacto a serem desenvolvidos no âmbito do projeto para propor ações (seja na área de produção de conteúdo ou de advocacy). É necessário que a pessoa acompanhe o noticiário de forma regular e seja capaz de relacionar acontecimentos recentes ao projeto, identificando oportunidades de amplificar o alcance e a relevância do Achados e Pedidos.

Não é preciso ser especialista na área socioambiental; apenas ser capaz de reconhecer quais informações nessa área são de interesse público e têm potencial para repercutir junto à sociedade. Deve ter interesse e capacidade de acompanhar ativamente o desenvolvimento de tecnologias cívicas (não há necessidade de especialização no campo, porém).

A pessoa deve estar alinhada com o propósito da organização de promover a transparência e o controle social do poder público, contribuindo para a integridade e o aperfeiçoamento das instituições, das políticas públicas e do processo democrático.

Requisitos básicos:

  • Conhecimento básico sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI);
  • Conhecimentos básicos em coleta e organização de dados;
  • Capacidade de produzir análises e textos informativos com base em dados;
  • Proficiência no uso de ferramentas Google, inclusive planilhas eletrônicas;
  • Excelentes capacidades de redação e interpretação de texto;
  • Familiaridade com temas de política e administração pública brasileira, transparência, dados abertos, accountability e controle social;
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Autonomia, organização, proatividade e capacidade de trabalhar à distância.

Requisitos desejáveis:

  • Familiaridade com temas de políticas públicas socioambientais;
  • Experiência em na área transparência e acesso à informação;
  • Experiência prévia no terceiro setor.

Local de trabalho: remoto

Carga horária: 40 horas semanais

Remuneração: a pessoa deve apresentar sua pretensão salarial junto com o material exigido abaixo

Regime de contratação: Pessoa Jurídica

Candidaturas

Interessadas(os) devem enviar e-mail com o assunto “Analista AeP 2022” até o dia 4.set.2022 para [email protected] com:

– Currículo resumido de até duas páginas, contendo a pretensão salarial;

– Texto de até uma página com sua avaliação sobre o principal gargalo da transparência pública no país hoje e qual(is) é(são) a(s) consequência(s) prática(s) dessa lacuna.

Candidaturas que não estejam acompanhadas do texto mencionado acima serão desconsideradas.