TB participa de evento do ITS Rio e Governo Britânico sobre sandboxes regulatórios e IA

A Transparência Brasil esteve presente no evento do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) em parceria com o Governo do Reino Unido, que aconteceu na Embaixada Britânica, na última quarta-feira (20.mar.2024). O encontro teve como tema Sandboxes regulatórios e IA: Inovação e Precaução.

O objetivo do evento foi apresentar e discutir as potenciais transformações que a Inteligência Artificial proporciona, incluindo seus desafios, além dos usos de sandboxes regulatórios, capazes de promover um ambiente controlado e seguro, na garantia de conformidade com normas regulatórias. O encontro foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

A diretora executiva da TB, Juliana Sakai, participou como palestrante do Painel 1: “Precauções e potencialidades da tecnologia”, junto a Deborah Morgan,  pesquisadora da equipe de IA para Serviços Públicos no Alan Turing Institute, e Silvana Bahia, codiretora executiva no Olabi. 

No encontro, Sakai apresentou uma visão positiva das discussões de governança de IA no mundo, com a aprovação do AI Act da União Europeia, e no Brasil, que abandona propostas de regulação principiológicas por propostas que definam mais claramente deveres e responsabilidades em torno do desenvolvimento e uso de IA. Com relação ao governo, ela defendeu regras de transparência ativa para o uso de sistemas de IA para que a sociedade civil possa auditar sua eficácia e monitorar possíveis desrespeitos a direitos humanos.

Além disso, Sakai mencionou o trabalho pioneiro realizado pela TB em 2021, que mapeou os sistemas de IA em uso pela União. “Para 47% das ferramentas de IA, o governo não media a taxa de eficácia, ou seja, usavam tecnologia sem saber se funcionavam melhor que jogar uma moeda. A definição de métricas públicas vão ajudar não apenas a transparência, mas também o próprio governo a entender o que deve ou não ser usado ou descontinuado”, afirmou.

Como atuação mais recente no âmbito das tecnologias, a TB participou da oficina do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a sociedade civil, realizada em 26.fev.2024 para a revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA). No evento foram debatidos os usos de IA nos setores público e empresarial, e os desafios na capacitação e qualificação do mercado de trabalho brasileiro.