Remunerações de todos os TRTs e MP do Trabalho foram incluídas no site do DadosJusBr

As remunerações de juízes e desembargadores dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho foram incluídas no site do DadosJusBr no início de dezembro (02.dez.2022). Os dados coletados de cada TRT e do MPT vão de 2018 a outubro deste ano e podem ser acessados para consulta individual ou através da ferramenta de pesquisa avançada, que permite encontrar e baixar os contracheques numa mesma planilha. 

Daniel Fireman, cientista de dados e professor do Instituto Federal de Alagoas que é o líder técnico do DadosJus, pontua que a inclusão é fundamental para simplificar o acesso de qualquer pessoa aos salários mensais e anuais de todos os Tribunais, e possibilita o download em formato aberto e detalhado. A reunião dessas informações foi obtida através do painel de remuneração dos magistrados do Conselho Nacional de Justiça. 

“Primeiro, um software coletor simula cliques de um usuário humano para fazer o download de quatro planilhas: contracheque, direitos pessoais, direitos eventuais e indenizações. Depois da coleta, um conjunto de outros programas realiza uma validação e consolidação desses dados, colocando-os à disposição na plataforma em formato aberto”, explica Fireman.

Além da Justiça do Trabalho, o DadosJus tem dados das remunerações dos membros da Justiça Militar, do Supremo Tribunal Federal, de 26 Tribunais de Justiça e de 14 Ministérios Públicos. A coleta do projeto entre a Transparência Brasil, a Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto Federal de Alagoas, segue agora para os Tribunais Eleitorais estaduais.