Nova pesquisa avançada do DadosJusBr reúne dados de remuneração de TJs e MPs

A nova ferramenta do DadosJusBr padronizou e unificou dados de remuneração de membros dos 27 Tribunais de Justiça (TJs) e de 14 Ministérios Públicos (MPs) em sua plataforma. O sistema de pesquisa avançada permite encontrar e baixar facilmente os contracheques numa mesma planilha. Ela foi lançada durante o Congresso da Abraji de 2022, realizado em 5 de agosto.

O objetivo do DadosJus, projeto realizado pela Transparência Brasil, Universidade Federal de Campina Grande e pelo Instituto Federal de Alagoas, é sanar dificuldades no acesso aos dados. Com a recente padronização, qualquer cidadão pode analisar as remunerações, sem precisar de conhecimento em banco de dados ou programação.

O site do Conselho Nacional de Justiça, por exemplo, dispõe informações dos Tribunais de Justiça em um só painel, mas detalhamentos, como verbas adicionais nas remunerações, são dispostas em tabelas separadas. No caso dos Ministérios Públicos, não há plataforma que unifique todos os dados. Além disso, 13 MPs apresentam problemas em seus sites que inviabilizam a coleta de dados por máquina, por isso, alguns estados não estão inclusos no DadosJus. 

Segundo Bianca Berti, analista de transparência e integridade da TB, o trabalho de coleta e organização dos dados facilita também o processamento das informações e a leitura por máquina. A especialista pontuou, ainda, que as atualizações nos dados ocorrem mensalmente, de acordo com a disponibilidade destes pelos portais dos TJs e MPs.

Junto de Bianca, a diretora de operações da TB, Juliana Sakai, e o cientista de dados e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Nazareno Andrade, apresentaram a ferramenta no Congresso.