Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso on-line gratuito sobre como investigar as remunerações de membros do Judiciário e do Ministério Público (MP). O curso da Transparência Brasil em parceria com a Abraji é voltado a jornalistas e estudantes de jornalismo e faz parte do projeto DadosJusBr, financiado pelo Instituto Betty e Jacob Lafer.
As inscrições começam hoje, 10.abr.2023, e irão até 24 de abril. Inscreva-se preenchendo este formulário. O curso tem início no dia 2 de maio e terá 4 semanas de aulas, totalizando 8h.
A partir dos dados disponibilizados na plataforma do DadosJusBr, que reúne dados de salários e benefícios pagos ao Judiciário e MP, os participantes aprenderão, por exemplo, como identificar supersalários considerando benefícios e auxílios que não são retidos no novo teto constitucional para as remunerações do Judiciário, alterado de R$ 39,3 mil para R$ 46,4 mil em janeiro deste ano.
Os participantes aprenderão técnicas com planilhas eletrônicas e, caso queiram, com linguagens intermediárias de análise de dados como R e Python. É necessário possuir conhecimentos básicos sobre planilhas.
As aulas mesclam conceito com exemplos práticos e são assíncronas, ou seja, podem ser assistidas a qualquer momento, no ritmo mais adequado para o participante. Duas sessões acontecerão on-line, ao vivo e opcionais: uma para tirar dúvidas e outra para encerramento do curso, em datas e horários a serem definidos com base na disponibilidade dos estudantes.
Bianca Berti, analista de transparência e integridade da Transparência Brasil, e Nazareno Andrade, cientista de dados do projeto DadosJusBr e professor licenciado da Universidade Federal de Campina Grande, conduzirão as aulas.
As pessoas que assistirem a pelo menos 75% das aulas, alcançarem uma pontuação mínima de 50% nos exercícios de cada módulo (questões de múltipla escolha) e responderem ao formulário de avaliação do curso receberão certificado de conclusão do curso.