Partidos confirmam participação em Fórum da TB para aprimorar o sistema partidário

O Fórum pela Transparência e Democracia do Sistema Partidário Brasileiro, lançado em dez.2023 pela Transparência Brasil, já tem a adesão de seis partidos. O objetivo da iniciativa é aprimorar a transparência, a democracia interna, a diversidade e a integridade do sistema partidário por meio de compromissos definidos conjuntamente entre partidos, organizações da sociedade civil, academia e representantes do sistema de Justiça Eleitoral.

Ao longo de dezembro e janeiro, PCdoB, PT, PSDB, MDB, Podemos e Cidadania aceitaram participar das oficinas de desenvolvimento dos compromissos. As direções nacionais de outros sete partidos (PSOL, PSB, PP, PL, PDT, PV e Rede) foram contatadas, mas ainda não deram retorno sobre uma reunião para conhecerem a iniciativa. A apresentação ao União Brasil será feita em breve. 

Organizações da sociedade civil e academia também participarão do processo de co-criação das ações de transparência e democracia. Os debates no evento de lançamento do Fórum indicam que há espaço e disposição para diálogo e cooperação entre os diferentes setores da sociedade pelo aprimoramento do sistema partidário.

Entre abril e maio, os partidos serão convidados a assinar um termo de compromisso para implementar as ações definidas em conjunto no Fórum. 

A iniciativa é financiado pelo National Democratic Institute (NDI) e tem o apoio institucional da Comissão Especial de Compliance Eleitoral e Partidário da OAB, da Transparência Eleitoral Brasil, do Movimento Transparência Partidária, do Pacto pela Democracia, da FGV-SP, da Associação Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).