TB e Abraji lançam newsletter com dicas para fazer pedidos de acesso à informação

A  Transparência Brasil e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançam a newsletter Achados, que oferece ao público dicas de como fazer pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), atualizações sobre transparência pública e uma curadoria de requerimentos disponibilizados pelo projeto Achados e Pedidos.

A edição piloto foi enviada para assinantes dos boletins das duas organizações em 16.mai.2023, data que marcou os 11 anos de vigência da LAI, e você pode conferir clicando aqui. A próxima edição da Achados será enviada em 29.mai.2023, inscreva-se para receber.

O boletim será enviado quinzenalmente com uma seleção de pedidos sobre assuntos em alta no debate público, atualizações na plataforma, solicitações de informação realizadas pelos(as) jornalistas parceiros(as) do Achados e Pedidos e muito mais. 

A partir do compartilhamento de pedidos de LAI, a Achados pretende não só que o público faça uso dos dados obtidos por meio dessas solicitações, mas também se inspire a fazer seus próprios requerimentos, independentemente da experiência com a LAI. Do profissional veterano ao iniciante, a newsletter busca auxiliar a todos e todas que desejam acessar informações públicas.

A Achados é a newsletter oficial do Achados e Pedidos, iniciativa das organizações e com financiamento da Fundação Ford, que reúne mais de 200 mil pedidos de informação em sua plataforma. O projeto tem como objetivos facilitar o uso da LAI, evitar solicitações repetidas à administração pública e criar uma extensa base de dados que permita análises sobre a qualidade das respostas.