Quarta edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados distribuirá R$10 mil entre vencedores

Por Isis Reis

Em 2022, o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados chega a sua quarta edição e oferece R$ 10 mil em prêmios e reconhecimento para os melhores trabalhos na área, em quatro diferentes categorias: visualização, investigação, inovação e dados abertos.

A premiação homenageia Cláudio Weber Abramo, jornalista pioneiro no debate sobre dados e transparência pública no Brasil, falecido em agosto de 2018. Ganhador do Prêmio Esso em 2006 com o Excelências, um banco de dados sobre parlamentares, foi um dos principais defensores da criação da Lei de Acesso à Informação e fundou a Transparência Brasil.

Criada em 2018, a iniciativa visa incentivar a excelência no uso de dados por jornalistas para questionar, analisar e investigar as questões que afetam a sociedade brasileira, para fortalecer este campo de atuação e a democracia no Brasil.

A abertura das inscrições foi anunciada no último sábado, dia 3/8, no 17º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Já a cerimônia de premiação ocorrerá no encerramento da VII Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br, no dia 6 de novembro.

Qualquer profissional ou organização que tenha desenvolvido um trabalho de caráter jornalístico a partir de 1º de outubro de 2021 poderá se inscrever para concorrer até o dia 18/09.

Desde 2019, a premiação recebeu mais de 340 inscrições e premiou 14 projetos. A galeria com os trabalhos das edições passadas e o regulamento para participação em 2022 estão disponíveis no site: http://premio.jornalismodedados.org

O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa da Escola de Dados, o programa educacional da Open Knowledge Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Transparência Brasil.