A Transparência Brasil e a Open Contracting Partnership (OCP) selecionaram três municípios para uma mentoria sobre boas práticas no processo de contratação pública, transparência e de dados abertos. Curitiba (PR), Niterói (RJ) e Mogi das Cruzes (SP) foram as escolhidas.
A mentoria, chamada de sprint, tem a duração de 12 semanas e faz parte da iniciativa What Works Cities (WWC) da Bloomberg Philanthropies e Results for America. A WWC certifica cidades de todo o mundo por práticas de excelência em dados centradas no cidadão cujos objetivos visam avaliar e melhorar serviços, alocar recursos públicos de maneira estratégica, dar transparência sobre seus processos e promover a qualidade de vida.
Desde o último 18.jun.2025, os municípios selecionados recebem orientações gerais sobre a tomada de decisões baseada em dados na área de contratações públicas. Em paralelo à formação, os gestores participantes terão assistência técnica para identificar seus desafios específicos em dados abertos e engajamento de fornecedores. Por último, as cidades irão desenvolver um plano de ação para solucionar as dificuldades diagnosticadas.
O propósito de Curitiba com a mentoria, por exemplo, é entender como tornar seus dados mais úteis e acessíveis aos fornecedores, possibilitando engajamento e competitividade no processo de contratação pública.
“O principal objetivo da iniciativa, além de promover maior transparência e abertura de contratações públicas, é oferecer aos municípios um produto que lhes seja útil na gestão”, diz Marina Atoji, diretora de programas da Transparência Brasil.