TB participa do lançamento de levantamento sobre transparência nas PMs

A Transparência Brasil participará do evento de lançamento do Mapa de Acesso a Informações Públicas 2023 da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) no dia 16.mai.23 às 19h na ESPM Rio.

Comemorando os 11 anos da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Brasil, o levantamento deste ano “LAI nas PMs: impactos para a cobertura de segurança pública” avaliou a transparência das Polícias Militares do país. 

Foram analisados para o relatório os sites institucionais das 27 PMs dos estados e do Distrito Federal e o registro de mais de 10 pedidos de informação para a PM de cada unidade federativa, totalizando 321 solicitações realizadas.

A Transparência Brasil será representada pelo analista de transparência Guilherme Barbosa para debater os resultados em transparência dos órgãos e a segurança pública de jornalistas e especialistas em acesso à informação.

Barbosa ressalta a importância do lançamento do Mapa ser feito dentro da universidade, uma vez que possibilita o conhecimento dos estudantes sobre a transparência pública, principalmente no curso de jornalismo.

“O uso de dados oficiais com método e rigor por parte dos jornalistas é um importante instrumento de controle social das políticas públicas. No tocante à segurança pública, a transparência é imprescindível para a construção de protocolos do uso da força que coíbam violações aos direitos humanos”, afirma.

O evento gratuito acontecerá no auditório da ESPM Rio, localizado na Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ, e não é necessário realizar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Abraji no Youtube.

Além do analista da TB, farão parte do debate a coordenadora de LAI da Abraji, Manuella Caputo, e o repórter especial do O Globo, Rafael Soares. A mesa será mediada pela coordenadora do Programa Tim Lopes da Abraji, Angelina Nunes.

O relatório também será apresentado na Universidade Federal do Rio de Janeiro no dia 18.mai.