TB participa da Semana de Inovação 2021

No próximo 10.nov.2021, a Transparência Brasil participará da mesa “IA para melhoria de serviços e políticas públicas”, que faz parte da Semana de Inovação 2021. O evento é realizado por quatro entidades: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia.

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do site da Semana de Inovação. A mesa acontecerá das 19h às 21h.

O debate foi proposto pela própria TB e selecionado dentre centenas de inscrições. A ONG apresentará sua experiência no uso de ferramentas de processamento de linguagem natural para classificar respostas a pedidos de informação a partir da base de dados do Achados e Pedidos, além da Malha Fina das plataformas Tá de Pé, que identifica automaticamente casos atípicos de compras públicas, e do algoritmo que calcula a probabilidade de conclusão de obras de creches e escolas paralisadas.

Órgãos públicos que também usam tecnologias de Inteligência Artificial apresentarão suas experiências: o INSS, por exemplo, tem uma ferramenta interna para detectar fraudes envolvendo benefícios sociais.

Em fevereiro deste ano, a TB revelou que a maioria das ferramentas de Inteligência Artificial usadas por órgãos públicos federais envolve tomadas de decisão – portanto, têm potencial de interferir diretamente em direitos fundamentais. A ONG publicou ainda um roteiro de avaliação de riscos do uso de IA pelo poder público e um catálogo das ferramentas usadas por órgãos públicos federais.