Diretora da TB debate dados abertos para mais eficiência em compras públicas e acesso a informação no Abrelatam-Condatos 2025

A diretora executiva da Transparência Brasil, Juliana Sakai, participará de duas mesas na edição de 2025 do Abrelatam-Condatos, que será realizado de 22 a 24.jul em La Paz, Bolívia. O evento é o mais importante de promoção e uso de dados abertos para a tecnologia cívica, governo aberto e acesso a informação da América Latina. 

Sakai participa do painel “Inovação pública orientada por dados” no dia 23.jul às 10h, no qual compartilhará o trabalho e impacto do projeto Medicamentos Transparentes da TB, desenvolvida com o apoio da Open Contracting Partnership (OCP) e em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação e a Controladoria-Geral da União. A iniciativa realiza melhorias de qualidade dos dados, infraestrutura e usabilidade do Portal Nacional de Contratações Públicas para promover a eficiência nas contratações públicas de medicamentos no país.

Participam do debate Eduardo Bejar, diretor executivo da Fundapi, Felix Penna, gerente sênior de dados da OCP, Daniel Carranza, co-fundador do DATA Uruguai, e Breno Barbosa, subsecretário de integridade Pública e privada do Estado de São Paulo. 

No dia 24.jul, a diretora da TB será painelista da mesa “Acesso à informação pública: 15 anos depois” às 9h, que discutirá avanços, desafios e procedimentos para mensurar e melhorar a implementação dos marcos regulatórios nos países latinos. A Transparência Brasil atua pela garantia e cumprimento do acesso a informação no Brasil desde o início da organização. Foram seus esforços, por exemplo, que resultaram na abrangência da Lei de Acesso a Informação em todos os níveis e esferas de Poder.

Compõem a mesa David Zamora, coordenador internacional do CoST, Gustavo Suárez, gerente de dados abertos da AGESIC, e Fátima Patricia Cruz Herbas, técnica em transparência da AGETIC.