A Transparência Brasil é uma das organizações convidadas para participar do Seminário de Transparência da Petrobras, realizado pela Ouvidoria-Geral da estatal na próxima quarta-feira, 12.jun.2024, no Rio de Janeiro. O coordenador de projetos da TB, Cristiano Pavini, representará a ONG no encontro que reune representantes de estatais, órgãos de controle e da sociedade civil para discutir inovações, políticas públicas e boas práticas de transparência.
Pavini será expositor no painel ‘Controle Social e melhorias em políticas públicas’, que acontece das 10h30 às 12h, no auditório II da Torre A da sede do Edifício Senado. No evento, o coordenador de projetos irá demonstrar como o exercício do controle social resulta em mais eficiência na administração pública.
Como exemplo, Pavini mencionará o projeto Obra Transparente da TB, realizado em parceria com o Observatório Social do Brasil e 21 observatórios sociais locais, que contribuiu para ampliar a transparência e eficiência na execução de projetos de infraestrutura educacional por meio do controle social mais ativo.
Através do projeto, a TB identificou suspeitas de irregularidades na construção de obras de creches e escolas municipais financiadas com recursos do Governo Federal. Entre os casos de maior destaque, as análises realizadas pelo Observatório Social de Araucária, assessorado pela Câmara Técnica e utilizando os materiais de referência do Obra Transparente, resultaram em uma economia superior a R$1 milhão para o município do Paraná.