Transparência Brasil lança chatbot para verificar condições das escolas na prevenção da covid-19

Com o retorno iminente das aulas presenciais, aumenta a preocupação sobre as escolas estarem adaptadas para receber os alunos de forma segura, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento. Pensando nisso, a Transparência Brasil e o Mapa Educação lançaram nesta terça-feira (19.out.2021) o chatbot Edu, uma ferramenta que auxiliará no retorno letivo, coletando informações sobre a utilização de máscaras e outros itens estruturais necessários para um ambiente seguro contra a covid-19.

Clique aqui e conheça o Edu, o ChatBot do volta às aulas.

O Edu é um robô que coleta informações sobre as práticas de segurança sanitária da escola por meio de uma conversa de texto no WhatsApp. O projeto é voltado apenas aos alunos de escolas públicas e complementa o VacinaEdu, plataforma que reúne dados da imunização de profissionais da educação.

Durante a troca de mensagens (que não exige a identificação do estudante), o Edu levanta questões sobre o uso de máscara por parte do professor e alunos, espaço disponível para alimentação e disponibilidade de recursos básicos, como água potável. Ao final da pesquisa, o aluno recebe a pontuação da escola e descobre o perfil da escola, que pode ser classificada como Protetora, Defensora, Ameaça ou De Risco.

Todos os dados coletados serão tabulados e reportados à gestão da escola, para que os responsáveis se posicionem e tomem decisões para alterar quaisquer situações de ameaça. 

A criação do chatbot Edu vem da necessidade de atualização de dados sobre as estruturas escolares disponíveis para um retorno seguro, tendo em vista que os dados do Censo Escolar de 2020, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apresentam inconsistências sobre o tema.