Transparência Brasil fará parte do Colégio Eleitoral para escolher membros representantes da sociedade civil do CGI.br

Em 19.out.2023, a Transparência Brasil foi confirmada como uma das organizações do terceiro setor que integrará o colégio eleitoral para a escolha dos onze representantes da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O colegiado é um espaço multissetorial de diálogo e decisões sobre temas relacionados à Internet no país.

O mandato dos membros da sociedade civil no CGI.br dura três anos. Além deles, o Comitê é composto por nove representantes de órgãos do governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet.

A participação da Transparência Brasil no processo eleitoral busca garantir que haja membros dedicados à transparência e a princípios democráticos nos processos de discussão e tomada de decisão relativos à gestão da Internet no Brasil, como a regulação de plataformas. A atividade se relaciona à atuação da organização nas áreas de transparência e accountability do uso de inteligência artificial pelo governo, e de monitoramento de redes de informações sobre corrupção em redes sociais e sua ligação com movimentos antidemocráticos.

As organizações do colégio eleitoral indicarão os candidatos a integrar o Comitê, que devem ser confirmados até 10.nov.2023. A votação pelas entidades será realizada de 27.nov a 01.dez.2023, e o resultado definitivo será divulgado em 15.dez.2023.