Transparência Brasil continuará a compor o Conselho de Transparência da CGU no triênio 2022-24

A Transparência Brasil foi uma das organizações da sociedade civil selecionadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) para compor o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC) no biênio 2022-23. A escolha foi feita por meio de edital público aberto de 22.out.2021 a 24.nov.2021 e de critérios objetivos de avaliação.

A ONG integra o colegiado desde sua criação, em 2004. É a segunda vez em que é selecionada como integrante desde a adoção do formato atual de escolha dos representantes da sociedade civil, em 2018. Neste triênio, a TB ingressou como organização com experiência comprovada em projetos de avaliação de políticas públicas, combate à corrupção e fiscalização dos recursos públicos.

O Conselho é um órgão consultivo da CGU. É um espaço de debate e sugestões de ações para aumentar a transparência e o combate à corrupção na administração pública federal. Entre as atividades envolvidas, estão a avaliação de minutas de decretos, portarias e projetos de lei nessa áreas; a proposição de medidas para solucionar problemas de transparência; a apresentação de demandas da sociedade civil em relação aos temas.