O projeto Tá de Pé, que promove monitoramento cidadão de obras de creches e escolas públicas em todo o Brasil por meio de um aplicativo móvel, passa a contar com mais uma plataforma de mobilização e controle social. Os cidadãos podem enviar fotos de obras para o perfil do projeto no Twitter (twitter.com/tadepeapp), com a hashtag #tadepeobras.
As imagens deverão mostrar a placa que identifica a obra e esta deve conter dados como nome, investimento e a sigla do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É recomendado enviar, também, o endereço da obra fiscalizada, contendo o nome da rua/avenida e número, para que a Transparência Brasil avalie possíveis irregularidades. Certifique-se de que as informações da placa estão legíveis nas imagens!
As fotos devem mostrar o estado da construção, por isso, é indicado fotografar itens como estruturas externas, revestimentos, cercas, dentre outros elementos visíveis, para que os engenheiros parceiros da Transparência Brasil possam identificar indícios de atraso. Somente construções de creches e escolas de educação básica municipais e estaduais serão avaliadas nesta fase experimental do projeto na rede social.
Caso sejam identificados indícios de atraso ou incongruências na construção da escola ou creche, a Transparência Brasil encaminhará uma notificação ao governo responsável pela conclusão da obra. Eventuais respostas e justificativas concedidas pelo poder público serão publicadas no perfil da organização no Twitter. As informações também poderão ser acompanhadas pelo aplicativo Tá de Pé, disponível para Android e iOS.
O aplicativo Tá de Pé, projeto da Transparência Brasil vencedor do Desafio Google de Impacto Social em 2016 no voto popular, permite ao cidadão monitorar a construção de creches e escolas públicas financiadas pelo Governo Federal em todo o país.
1 pensamento em “Projeto Tá de Pé passa a receber fiscalizações de obras via Twitter”
Os comentários estão desativados.