OCDE realiza consulta pública sobre a proteção e promoção do espaço cívico no Brasil

Até dia 31.jan.2021, o Observatory of Civic Space da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está recebendo opiniões sobre o espaço cívico brasileiro e as práticas de engajamento do cidadão na vida pública no país. A consulta faz parte da avaliação de governo aberto no Brasil (Open Government Review), iniciada em setembro de 2020 com o objetivo de qualificar como o poder público está adotando os princípios e práticas de governo aberto.

A revisão faz parte do acordo de cooperação em integridade pública firmado entre o governo federal e a organização internacional.Ao final do processo, previsto para o final de 2021, a equipe da OCDE apresentará recomendações na implementação de governo aberto com princípios de transparência, controle social e integridade.

Se você é cidadão brasileiro ou faz parte de uma organização não governamental que tem interesse na implementação de estratégias e iniciativas de governo aberto no Brasil, incluindo a proteção do espaço cívico, compartilhe sua opinião! 

Para participar você deve enviar um e-mail até 31.jan.2021 para [email protected] ou para [email protected] com as suas respostas sobre essas três perguntas:

  1. Na sua opinião, quais são as políticas ou mecanismos mais eficazes (em nível nacional, estadual ou municipal) que têm apoiado o ambiente do espaço cívico do país ao longo dos anos? Como isso pode ser expandido?
  2. Na sua opinião, quais mudanças são necessárias na legislação brasileira para aumentar os direitos e as liberdades civis e também tornar o ambiente propício para que os cidadãos e as organizações da sociedade civil operem efetivamente no país?
  3. Na sua opinião, o que o governo federal deve fazer para melhor engajar os cidadãos na tomada de decisões públicas no Brasil?

As respostas podem ser enviadas tanto em inglês como em português e, se solicitado, elas serão anonimizadas. A OCDE também se compromete a responder qualquer dúvida e a informar como as respostas estão sendo utilizadas. 

 

Sobre o espaço cívico

O espaço cívico é o conjunto de condições jurídicas, políticas, institucionais e práticas necessárias para que os atores não-governamentais tenham acesso à informação, falem, se associem, organizem e participem da vida pública. Os estudos e avaliações da OCDE do espaço cívico se concentram em quatro áreas principais:

  1. Direitos e liberdades civis, como acesso a informação, liberdade de expressão, reunião e associação, o direito à privacidade e o dever do estado de proteger seus cidadãos;
  2. Direitos e liberdades de mídia e digitais;
  3. O ambiente operacional favorável para Organizações da Sociedade Civil (OSCs e ONGs);
  4. Participação do cidadão/OSC/ONG em tomadas de decisões.

 

Fonte: OCDE

Saiba mais sobre o processo de avaliação de governo aberto do Brasil