TB estará no América Aberta com atividades sobre governança e acesso a dados públicos

Um painel e um workshop propostos pela Transparência Brasil irão compor a programação do América Aberta 2024, evento anual que reúne um conjunto de atividades nacionais e internacionais relacionados a temas como transparência, acesso à informação, governo aberto e jornalismo de dados. O encontro acontece em Brasília, de 3 a 6 de dezembro. As inscrições são gratuitas e vão até 20.nov.2024.

A diretora executiva da TB, Juliana Sakai, mediará o painel “Governança em dados de contratações públicas”, que discutirá os desafios de governança da unificação de dados de compras públicas em portais nacionais, como, por exemplo, o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), objeto de análise do projeto Medicamentos Transparentes da TB. 

Participarão como palestrantes do painel o secretário de Gestão do Ministério da Gestão e Inovação e presidente do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas, Roberto Pojo; a diretora do Chile Compras, Verónica Valle; e Oscar Hernandez, diretor da Open Contracting Partnership para América Latina.

Já o analista de dados da TB, Luiz Fonseca, irá ministrar o workshop “Como acessar dados em APIs públicas? Um tutorial para não técnicos”, que visa apresentar os conceitos fundamentais sobre APIs (Application Programming Interface) e explorar, com exemplos práticos, seu funcionamento.

 O América Aberta 2024 é realizado sob a coordenação de uma Comissão Organizadora Local, composta pela Controladoria-Geral da União, pela Open Knowledge Brasil, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo. Neste ano, o Brasil sediará o evento pela primeira vez.