A Transparência Brasil procura cientista de dados para integrar sua equipe com início em 15 de junho. Currículos serão recebidos até 31 de maio.
Vaga: cientista de dados
Sobre a Transparência Brasil
A Transparência Brasil é umas das mais importantes organizações da sociedade civil voltadas para promoção de transparência, controle social e integridade do poder público. Além de fonte frequente da imprensa nesses temas, representamos a sociedade civil em audiências públicas e em diversos conselhos da administração pública. Nossas informações, posicionamentos e projetos primam pela excelência e pioneirismo da contribuição e intervenção.
Se você quer trabalhar em uma organização com impacto, relevância nacional e reconhecida pelos principais atores da área de transparência, este trabalho é para você. Somos especialistas na temática de transparência pública e produzimos conhecimento, reflexão e impacto nesta área transversal à administração pública.
Sobre a vaga
Cientista de dados tem um papel fundamental para o trabalho da organização, pois fica responsável por coletar dados públicos, interpretá-los e encontrar incoerências que podem ser evidências de má-execução de políticas públicas, o que inclui desperdício de dinheiro público e corrupção.
Alguns trabalhos já liderados pela área de ciência de dados na Transparência Brasil incluem análises das corridas de aplicativo custeadas pela prefeitura de São Paulo, da entrega de escolas e creches financiadas pelo governo federal e do conteúdo pedidos de acesso à informação e cumprimento da LAI no Brasil. Procuramos por uma pessoa que com capacidade de executar análises deste tipo, atue de maneira proativa para pesquisar autonomamente e sugerir novos levantamentos ou projetos.
A área de ciência de dados também é responsável por auxiliar na construção e na manutenção de ferramentas de monitoramento cidadão, seja por meio da coordenação de trabalhos de desenvolvedores, seja pela coleta e elaboração de dados que serão inseridos nas ferramentas.
Especificamente, a pessoa que procuramos será responsável por:
- Realizar análises de bancos de dados públicos visando o monitoramento de políticas públicas;
- Escrever relatórios baseados em dados de interesse público e vinculados aos objetivos da organização;
- Criar visualizações de dados para divulgação na imprensa e em canais oficiais da Transparência Brasil;
- Desenvolver treinamento técnico de membros de organizações da sociedade civil e jornalistas para análise de dados;
- Criar rotinas de scrapping de sites e consultas a APIs;
- Operar e manter rotinas com bancos de dados internos.
Requisitos:
- Domínio de linguagem R;
- Experiência com data wrangling;
- Domínio de técnicas de scrapping de páginas web;
- Experiência com visualização de dados;
- Conhecimento em estatística;
- Proatividade e capacidade de trabalhar de forma independente num time enxuto;
- Habilidades de comunicação e colaboração com membros da equipe, voluntários e fornecedores.
Diferenciais
- Domínio de linguagem Python e SQL;
- Participação em hackathons e/ou eventos relacionados a técnicas de análises de dados, como seminários, workshops etc.
- Comprovado conhecimento e interesse em dados socioeconômicos (IBGE, IMP-SEADE e/ou sistemas de outros estados), dados educacionais (censo escolar, provas nacionais) e dados fiscais e tributários (execução orçamentária local, transferências);
- Conhecimento em econometria;
- Experiência com aprendizagem de máquina;
- Familiaridade com a Lei de Acesso a Informação;
- Conhecimento sobre a organização do poder público e mecanismos de controle nos diferentes poderes e níveis federativos;
- Inglês fluente.
Local de trabalho
Nosso escritório está localizado na Rua Professor João Marinho, 161, no bairro do Paraíso, em São Paulo, SP. Por conta da pandemia de Covid-19 estamos trabalhando de forma remota e avaliaremos como será a demanda de trabalho presencial após o fim da pandemia. Caso não seja São Paulo, mas tem interesse no trabalho, indique no currículo.
Carga horária: 40 horas semanais
Data de início: 15 de junho de 2020
Candidaturas
Interessados devem enviar e-mail com currículo resumido de até duas páginas, pretensão salarial e carta de motivação para [email protected] até 23h59 do dia 31 de maio de 2020. Somos uma organização que valoriza a diversidade e encorajamos pessoas LGBTQ+, mulheres e pessoas pretas, pardas e indígenas a concorrer neste processo seletivo. Candidaturas sem carta de motivação serão desconsideradas.