Nota pública: Pela proteção de dados do Sleeping Giants Brasil

Externando preocupação com a segurança de quem acessa à internet no Brasil, a Transparência Brasil, junto a outras 42 organizações, assinou nesta quarta-feira uma nota pública do Pacto pela Democracia em apoio à anonimidade do Sleeping Giants Brasil. 

O grupo, que surgiu em 2016 nos Estados Unidos e iniciou as atividades no Brasil em maio deste ano, mobiliza cidadãos para alertar empresas que possam ter veiculado publicidade em sites de notícias falsas e discurso de ódio. Eles já conseguiram fazer com que o Banco do Brasil suspendesse a publicidade em um jornal sul-matogrossense que forja a identidade de jornalistas em suas matérias.

A juíza Ana Paula Caimi, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinou que o Twitter informe dados cadastrais e endereço de IP dos responsáveis pelo Sleeping Giants, mesmo sem nenhum indício de crime. A decisão vai contra o Marco Civil da Internet e pode abrir caminho para injustiças na liberdade de expressão virtual.

Confira a nota na íntegra

#EuSouSleepingGiantsBrasil

Em mais um fato que demonstra o aparelhamento das instituições para perseguição de adversários políticos no Brasil, o grupo anônimo Sleeping Giants Brasil vem sofrendo represália das instâncias judiciárias do país. A iniciativa foi investigada pela Polícia Federal de Londrina sem nenhum indício de crime e, na última segunda-feira (24), a juíza Ana Paula Caimi, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinou que o Twitter informe dados cadastrais e endereço de IP de seus integrantes.

Vale ressaltar que o Sleeping Giants tem como objetivo desidratar economicamente sites e blogs que publicam fake news e discurso de ódio, mobilizando cidadãos para alertar empresas que possam ter veiculado publicidade nesses locais. O grupo já conseguiu, por exemplo, fazer com que o Banco do Brasil suspendesse publicidade no Jornal da Cidade Online, episódio que posteriormente foi revertido por influência e pressão de um dos filhos do presidente sobre o banco público.

A juíza que está cuidando do caso, em sua decisão, diz não vislumbrar abuso do direito à liberdade de expressão para que as contas do grupo sejam deletadas. Se nenhum crime foi cometido, qual a justificativa para obrigar as plataformas a fornecerem os dados?

A internet é um espaço aberto e a proteção dos dados de quem não cometeu nada ilícito é essencial para a garantia da liberdade de expressão. Em tempos de dossiê antifascista, ataques à liberdade de imprensa e aparelhamento das instituições, é essencial que o campo democrático se solidarize e fortaleça o trabalho do grupo Sleeping Giants. Não podemos observar calados a censura e a perseguição. Seguiremos firmes no combate à indústria de fake news, na defesa das instituições e da democracia brasileira e incentivamos que todos façam o mesmo.

 

Assinam as seguintes organizações:

342 Artes

342 Amazônia

Abong – Associação Brasileira de ONGs

Ação Educativa

ANPG – Associação Nacional de Pós Graduandos

APIB – Articulação os Povos Indígenas do Brasil

Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP

Atados

Bancada Ativista

Casa Fluminense

Conectas Direitos Humanos

Congresso em Foco

Delibera Brasil

Elas no Poder

Engajamundo

Escola de Ativismo

Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito

Fundação Tide Setubal

GESTOS– Soropositividade, Comunicação e Gênero

Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade 

Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos

Instituto Alana

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Instituto Igarapé

Instituto Nossa Ilhéus

Instituto Physis

Instituto Política Viva

Instituto Pro Bono

Instituto Update

Instituto Vladimir Herzog

Move Social

Movimento Agora

Open Knowledge Brasil

ponteAponte

Projeto Saúde e Alegria

Rede Brasileira de Conselhos

Rede Conhecimento Social

Transparência Brasil

União Brasileira de Mulheres

UNE – União Nacional dos Estudantes

Uneafro Brasil

WWF Brasil