Na volta às aulas presenciais, chatbot da TB ajuda a monitorar a segurança sanitária na rede pública

Com o retorno às aulas nas redes públicas do país, aumenta a preocupação sobre as adaptações necessárias para as escolas receberem os alunos de forma segura. A forte onda de casos de covid-19, causados pela variante Ômicron, gera questionamentos em relação à saúde das crianças, que começaram a ser vacinadas apenas na metade de janeiro, de forma ainda restrita.

Para que as escolas possam ser avaliadas em relação às medidas de segurança contra a covid-19, a Transparência Brasil  criou o chatbot Edu, uma ferramenta que auxiliará no retorno letivo, coletando informações sobre a utilização de máscaras e outros itens estruturais necessários para um ambiente seguro contra a covid-19.

Conheça o Edu, o ChatBot da volta às aulas.

O Edu é um robô que coleta informações sobre as práticas de segurança sanitária da escola por meio de uma conversa de texto no WhatsApp. O projeto é voltado apenas aos alunos e comunidade escolar de escolas públicas e complementa o VacinaEdu, plataforma que reúne dados da imunização de profissionais da educação e da infraestrutura básica das escolas, como acesso a água potável, presença de áreas verdes e pátios descobertos.

“Nosso objetivo é garantir que o retorno às aulas presenciais seja o mais seguro possível em relação à possibilidade de contágio pelo coronavírus e outros patógenos”, afirma Juliana Sakai, diretora de operações da Transparência Brasil e responsável pelo projeto. “Como a vacinação de menores de 12 anos ainda está muito incipiente no Brasil, as medidas não farmacológicas, como ventilação, distanciamento e uso de máscaras, ainda são as únicas ações de fácil implementação e alta eficácia para proteger as crianças da contaminação”, diz.