Inscrições abertas para o prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

Estão abertas a partir de hoje (10) as inscrições para a segunda edição do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar profissionais e estudantes que trabalham com dados em investigações jornalísticas que afetam a sociedade brasileira.

O prêmio tem abrangência nacional e recebe inscrições, tanto individuais como de equipes que envolvam mais de uma organização, até 1º de outubro de 2020 em quatro categorias: Investigação guiada por dados, Visualização, Inovação em jornalismo de dados e Dados Abertos. O vencedor de cada categoria ganhará R$ 2.500,00.

É necessário que o trabalho jornalístico tenha sido publicado entre 9 de setembro de 2019 e 1º de outubro de 2020 em qualquer meio (digital, impresso, TV, rádio). No momento da inscrição o participante precisa ter vínculo de trabalho ou autorização formal da organização que produziu o conteúdo inscrito no prêmio.

Para cada uma das quatro categorias, o júri, que será definido pela Comissão Organizadora, selecionará três finalistas. Os vencedores serão anunciados em uma premiação online no dia 7 de novembro de 2020, durante a quinta edição do Coda.Br.

A edição de 2020 do Prêmio é organizada pela Open Knowledge Brasil e Transparência Brasil, organizações sem fins lucrativos, que compõem a Comissão Organizadora e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Para mais informações sobre o prêmio e o regulamento, confira o site.

Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail: [email protected]

 

Quem foi Claudio Weber Abramo?

Precursor do jornalismo de dados no Brasil, o matemático Claudio Weber Abramo foi Diretor-executivo da Transparência Brasil por 15 anos. Ganhou um Prêmio Esso pelo trabalho Excelências, projeto da TB que utilizou bases de dados públicas para trazer informações sobre parlamentares. Abramo faleceu em agosto de 2018 e sua obra serve de inspiração e referência para o prêmio.