Nesta quinta-feira, 28.jul às 11h30, a diretora-executiva da Transparência Brasil, Juliana Sakai, participa do painel “Acceso a Información Pública en la Justicia: ¿Hacia dónde vamos? Estándares para la Correcta Implementación”, durante a Conferencia Internacional de Justicia Abierta, realizada pelo Poder Judicial da República Dominicana.
O debate busca explorar os principais desafios para a efetiva implementação dos mecanismos de acesso a informação nos sistemas de justiça, discutindo limites e caminhos possíveis para garantir a transparência.
Sakai abordará os problemas de transparência do Judiciário brasileiro, ressaltando a relevância da abertura de informações em um Poder que, por sua própria estrutura, é menos sujeito a mecanismos de accountability. O trabalho da TB, por meio do projeto DadosJusBr, em cooperação com o Conselho Nacional de Justiça do Brasil, promoveu avanços importantes na divulgação de dados completos das remunerações de magistrados e juízes, por exemplo.
A diretora também destacará a importância da transparência nos processos de seleção e promoção das carreiras judiciais, fundamentais para o fortalecimento da legitimidade e a confiança da sociedade no sistema de Justiça.
Além da Transparência Brasil, o painel contará com a participação de representantes da Alianza Regional por la Libre Exprésion (Argentina), do Conselho Nacional de Justiça (Brasil) e do Tribunal Electoral del Poder Judicial de la Federación (México).