Conferência de Comissários de Informação: Transparência Brasil organiza Reunião Paralela da Sociedade Civil

No próximo 21.jun.2021, das 11h às 13h, a Transparência Brasil realiza a Reunião Paralela da Sociedade Civil na ICIC 2021 (Conferência Internacional de Comissários de Informação). O encontro tem como objetivo definir demandas e sugestões da sociedade civil para comissários de informação, de modo que estas autoridades – responsáveis por implementar leis de acesso à informação nos respectivos países – apoiem o trabalho de organizações dedicadas a promover e monitorar o direito de acesso a informações.A participação no debate é gratuita. Interessados(as) devem se inscrever neste formulário até 20.jun.2021 para receber o link da sala de reunião.

Os pontos de partida serão as questões e as sugestões apresentadas durante os workshops temáticos realizados de 8 a 14 de junho.  “A maior parte das demandas diz respeito ao que os comissários podem e devem fazer para garantir o acesso a informações em si”, afirma Marina Atoji, gerente de projetos da TB. “Essas autoridades cumprirem com suas atribuições de forma o mais completa possível já seria um apoio significativo”.

A programação da Conferência Internacional de Comissários de Informação se estende até dezembro, com sessões temáticas abertas e workshops restritos a inscritos. A TB correaliza o evento com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).