Associados elegem Conselho Deliberativo para o triênio 2021-2024

Na última quarta-feira (8.set.2021), foi proclamado o resultado da eleição para o Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. A votação, da qual apenas associados e associadas podem participar, foi realizada de 19.ago.2021 a 4.set.2021 por meio eletrônico.

Treze pessoas se candidataram e foram eleitas, em conformidade ao artigo 11 do Estatuto Social da organização, segundo o qual o Conselho é composto por até 15 membros. A eleição teve votos de 18 associados, e cada conselheiro eleito recebeu pelo menos 14 votos.O novo Conselho Deliberativo toma posse em outubro. Nove dos eleitos já compõem o colegiado, cujas funções incluem supervisionar as atividades da TB, aprovar os orçamentos anuais, deliberar sobre a inclusão, exclusão e participação de associados.

Pessoas físicas, organizações da sociedade civil e empresas podem se associar à Transparência Brasil. Mais informações

Conselho Deliberativo eleito

• Eduardo Ribeiro Capobianco. Sócio-fundador e presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil desde 2000. Administrador de Empresas formado pela EAESP-FGV. Sócio e Presidente da Agrocap, holding que controla as empresas Construtora Ferreira Guedes, Territorial São Paulo Mineração e ADTranz; Sócio e Presidente do Conselho de Administração da Momi Soluções Ambientais S.A; fundador e presidente do Instituto São Paulo contra a Violência desde 1997; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) desde 2004; presidente no período de 1992 a 1996 e Conselheiro Vitalício do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP); vice-presidente no período de 1993 a 1995 da Câmara Brasileira da Indústria da Construção; sócio-fundador e ex-coordenador-geral do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e sócio-fundador e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos no período de maio/1998 a julho/16.

• Kavita Miadaira Hamza. Atual vice-presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. Professora Associada do Departamento de Administração e ex-coordenadora da CCInt da FEA-USP. Atuou como visiting scholar na University of Otago, Nova Zelândia. Sua linha de pesquisa aborda consumo sustentável, certificações sustentáveis, coleta seletiva, inovação responsável e aspectos éticos em marketing. Leciona disciplinas de marketing na graduação e pós-graduação, e orienta alunos no desenvolvimento de seus trabalhos nos âmbitos de graduação, mestrado e doutorado. Coordena projetos de extensão, como o Potencializa, que oferece aulas de gestão e acompanhamento para desenvolvimento de empreendimentos sociais para jovens em contextos periféricos.

• Maria Goretti Dal Bosco. Integra o atual Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. Mestre em Direito (UNESP-2001) e Doutora em Direito Administrativo (UFSC-2005). Professora associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós Graduação em Direito Agrário (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Autora dos livros “Responsabilidade do agente público por ato de improbidade” (Lumen Juris,2004), e “Discricionariedade em políticas públicas: um olhar garantista da Lei de Improbidade Administrativa” (Juruá, 2007). Exerceu os cargos de secretária municipal de Planejamento, de Comunicação Social e de Advogada Geral Adjunta. Pesquisadora nas áreas de políticas públicas e direito à alimentação. Líder do grupo de Pesquisas “DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E DIREITO À ÁGUA NO UNIVERSO DA PRODUÇÃO AO CONSUMO” no CNPQ.

• Claudio Abramovay Ferraz do Amaral. Graduado em Economia pela Universidade da Costa Rica (1994), mestre em Economia pela Boston University (1997) e doutor pela University of California – Berkeley (2006). É professor da Vancouver School of Economics, na University of British Columbia, Canadá, e do Departamento de Economia da PUC-RJ e já foi professor visitante em Stanford e no MIT. É pesquisador associado ao BREAD, E-GAP, J-PAL e IGC e diretor científico do J-PAL para a América Latina. Coordena a Rede de Pesquisa em Economia Política da LACEA. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Política, Economia do Setor Público, e Avaliação de Políticas Públicas. Sua pesquisa inclui estudos sobre as causas e consequências da corrupção e da qualidade de governos, incentivos políticos e seus efeitos sobre a economia e a avaliação do impacto de políticas nas áreas de governança, educação, e criminalidade.

• Rubens Naves. Sócio-fundador e membro do atual Conselho Deliberativo Transparência Brasil . Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição na qual foi professor, chefe do Departamento de Teoria Geral do Direito e coordenador de Teoria Geral do Direito na pós-graduação, possui diversas obras e artigos publicados. É referência na área do saneamento básico e de energia, tendo sido diretor da Companhia Energética de São Paulo – CESP. Amplamente reconhecido por sua experiência no campo do Terceiro Setor, foi um dos grandes defensores da constitucionalidade do modelo das Organizações Sociais, em especial, da possibilidade destas organizações prestarem serviços públicos não exclusivos em parceria com o poder público. Sua proximidade com as organizações da sociedade civil é evidenciada ainda por sua presença em entidades como a Fundação Abrinq, instituição da qual foi diretor-presidente e conselheiro, o Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Educação Infantil – GTIEI e o Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Rubens é ainda diretor e membro do Conselho Editorial do Jornal Le Monde Diplomatique Brasil

• Guilherme Alpendre. Membro do atual Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. Jornalista pela ECA-USP, é diretor-executivo da Rádio Novelo. Trabalhou para a Transparência Brasil nos projetos Deu no Jornal (2004-2006) e Excelências (2007-2008). Foi secretário-executivo da Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (2010-2017), e trabalhou para diferentes rádios de São Paulo. Em Brasília, foi diretor-executivo do portal Poder360 (2018-2019). É vice-presidente do conselho da Ajor, Associação de Jornalismo Digital, e um dos mentores da Agência Mural de Jornalismo nas Periferias.

• Marcelo Kalil Issa. Membro do atual Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. Cientista político e advogado, é cofundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária. Tem MBA em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas, é mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha). Acumula experiência em consultoria em relações governamentais em São Paulo e Brasília, tendo trabalhado também em organizações do terceiro setor dedicadas ao monitoramento do poder público.

• Antonio Augusto de Miranda e Souza. Membro do atual Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. Formado em Administração pela UnB, é funcionário da Caixa Econômica Federal, onde atua como auditor interno desde 1999. É diretor de administração da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Foi vice-presidente do Instituto de Fiscalização e Controle e coordenador da Campanha Ficha Limpa, que angariou assinaturas para o projeto que culminou na Lei Complementar nº 135/2010.

• Bruna Silva dos Santos. Integra o atual Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. Diretora de Inovação da Enap, atuou como diretora executiva da Escola. Possui Mestrado em Administração Pública pela Columbia University (EUA) e Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretora de inovação na Comunitas, professora adjunta na Columbia University e oficial de programa Sênior na Columbia Global Centers, no Brasil.

• Maria Cecilia de Oliveira Rosa. É jornalista investigativa dedicada à cobertura do tráfico de drogas e de armas e à violência. Em 2016, frustrada com a falta de dados publicamente disponíveis, ela começou a mapear os tiroteios no Rio de Janeiro. Essa ideia se transformou no Fogo Cruzado (FC), hoje um Instituto, que através de uma plataforma de dados abertos, quer ajudar na redução da violência armada. Hoje o FC está se espalhando por todas as grandes cidades do Brasil. Ela foi a única finalista latino-americana do Prêmio Repórteres Sem Fronteiras para a Imprensa de 2020, que celebra vozes intrépidas e corajosas na mídia global.

• Marcela Cristina Arruda Nunes. Integra o atual Conselho Deliberativo da Transparência Brasil. É Graduada pela Universidade Braz Cubas, especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestranda em Gestão e Políticas Públicas na FGV-SP. Acumula ainda especializações em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista e em Direito Constitucional pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Certificada pela ABNT em relação ao treinamento acerca de Sistemas de gestão antissouborno – ABNT NBR ISSO 37001-2017. Coordena a área de contencioso administrativo com ampla atuação perante Tribunais de Contas, Ministério Público Federal e Estadual e também representações em processos administrativos e judicias. Atualmente, integra o Conselho Fiscal da Associação Santo Agostinho, além de fazer parte do Conselho Diretor e do Comitê de Administração e Ética do Centro de Estudos da Sociedade de Advogados.

• Luiz Fernando Vieira Vasconcellos de Miranda. É cientista político – doutor pela Universidade Federal Fluminense e mestre pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (atual IESP-UERJ), com graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem concentrado a carreira na análise do fenômeno da corrupção, metodológica e substantivamente. Sua dissertação de mestrado foi uma reflexão sobre o estado da arte nos estudos de corrupção; no doutorado, realizou uma pesquisa empírica sobre o tema. Nesse período de estudos, ingressou como colaborador associado da Transparência Brasil, incentivado pelo membro-fundador da instituição e seu co-orientador, Prof. Dr. Luiz Pedone.

• Bianca Vaz Mondo. É doutora em Governança e mestre em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance (Berlim, Alemanha). Atualmente coordena atividades de pesquisa no Centro Europeu de Pesquisa em Anticorrupção e Construção do Estado (ERCAS). No Brasil, atuou em diversos projetos da ONG Transparência Brasil, incluindo, mais recentemente, a coordenação do projeto Obra Transparente, que monitorou obras de escolas e creches financiadas pelo Governo Federal em municípios brasileiros.