A vaga é destinada a profissionais com 2 anos de experiência ou mais, preferencialmente nas áreas de ciências humanas (inclusive as aplicadas).
Requisitos:
- conhecimentos do pacote Office e de ferramentas do Google;
- inglês intermediário a avançado;
- fortes habilidades interpessoais;
- excelentes capacidades de redação e interpretação de texto;
- familiaridade com temas de política e administração pública brasileira, transparência, dados abertos, accountability e controle social;
- organização;
- proatividade;
- capacidade de trabalhar à distância.
Desejável:
- familiaridade com temas e políticas socioambientais;
- conhecimento sobre a Lei de Acesso a Informação;
- já ter realizado pedidos de acesso a informação.
Diferencial
- atuação prévia em organizações do terceiro setor
Somos uma organização que valoriza a diversidade e encorajamos pessoas LGBTQI+, PCDs, mulheres e pessoas pretas, pardas e indígenas a concorrer neste processo seletivo.
Descrição das atividades
O(A) profissional atuará sob supervisão direta da gerência de projetos na execução do projeto Achados e Pedidos, que envolve as seguintes atividades:
- aproximação e estabelecimento de parcerias com outras organizações da sociedade civil;
- manutenção das parcerias estabelecidas;
- apoio na coordenação do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas;
- realização e acompanhamento de pedidos de acesso a informações;
- apoio na análise de informações obtidas;
- elaboração de relatórios;
- atualização dos conteúdos do site do projeto;
- apoio na identificação de pautas relacionadas ao objeto do projeto.
Sobre o Achados e Pedidos
Projeto que teve início em 2016, tem como objetivo monitorar e fortalecer a implementação da Lei de Acesso a Informação no Brasil. É realizado em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e financiado pela Fundação Ford.
Atualmente, tem como foco ampliar e qualificar o acesso a informações socioambientais. Envolve parcerias com organizações que atuam na área e representativas de populações tradicionais, obtenção de informações por meio da Lei de Acesso a Informação para disponibilização no site do Achados e Pedidos e monitoramento da disponibilidade e atualização de dados publicados em transparência ativa.
Na área de advocacy, o projeto apoia a atuação do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, coalizão de mais de 20 organizações e pesquisadores voltados à defesa da Lei de Acesso a Informação. O Fórum é coordenado pela Transparência Brasil.
Local de trabalho
A Transparência Brasil está sediada em São Paulo-SP, mas o trabalho é remoto – portanto, aberto a candidatos(as) de qualquer localidade.
Carga horária: 40 horas semanais
Remuneração: de R$ 3.000 a R$ 4.000 mensais, negociáveis
Regime: Pessoa Jurídica
Candidaturas
Interessados(as) devem enviar e-mail com o assunto “Analista AeP 2021” para [email protected] até 16 de fevereiro de 2021, com:
- currículo resumido de até duas páginas;
- carta de motivação de até uma página: por que você gostaria de trabalhar na Transparência Brasil?
Candidaturas sem carta de motivação serão desconsideradas.
Sobre a Transparência Brasil
A Transparência Brasil é uma das mais importantes organizações da sociedade civil voltadas para promoção de transparência, controle social e integridade do poder público. Além de fonte frequente da imprensa nesses temas, representamos a sociedade civil em audiências públicas e em diversos conselhos da administração pública. Nossas informações, posicionamentos e projetos primam pela excelência e pioneirismo da contribuição e intervenção.
Se você quer trabalhar em uma organização com impacto, relevância nacional e reconhecida pelos principais atores da área de transparência e imprensa, este trabalho é para você. Somos especialistas na temática de transparência pública e produzimos conhecimento, reflexão e impacto nesta área transversal à administração pública.