No último 24.mai.2024, a Transparência Brasil participou do 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em Curitiba (PR). Como painelista da mesa “Arquiteturas de compartilhamento – desafios na governança de Data Spaces do setor público e privado”, a gerente de dados e tecnologia da TB, Talita Lôbo, destacou a necessidade de fortalecimento da governança interna das instituições públicas como passo prévio ao investimento em tecnologias emergentes.
Para Lôbo, antes de pensar em novos espaços de dados é necessário garantir que a transparência seja uma característica inegociável ao se tratar de dados públicos. “Hoje, muitos órgãos já estariam um passo atrás no quesito governança interna por não atenderem a requisitos básicos de transparência” afirma a gerente de dados.
Segundo ela, é essencial investir na capacitação de pessoas, e na criação ou adoção de padrões e/ou normas técnicas que contribuam para o aprimoramento dos sistemas de dados já existentes. Além disso, deve-se estabelecer regras de governança que contemplem tanto o governo quanto a sociedade, garantindo transparência e qualidade de dados em sistemas de compartilhamento que possam vir a ser criados no futuro, como esses espaços de dados.
Os ambientes virtuais interconectados, chamados de espaços de dados (Data Spaces), são capazes de garantir escalabilidade, acesso e compartilhamento de dados de maneira segura e confiável. Para isso são definidos padrões e normas de governança claras que devem ser implementados e seguidas por todos os integrantes do espaço. No Brasil, um exemplo próximo a nível público é a plataforma Gov.br, que integra informações de documentos para permitir o acesso do cidadão a diversos serviços do governo federal.
Assista aqui a participação completa da TB no FIB14