Diversidade gera mais inovação na Hackathon Tá de Pé

A segunda edição da Hackathon Tá de Pé, maratona promovida pela Transparência Brasil durante o último fim de semana em São Paulo, teve como principal destaque, além das propostas inovadoras, a diversidade.

Engajados em produzir novas soluções dentro escopo do projeto Tá de Pé, 25 participantes, cuja metade era composta por mulheres, competiram em equipes multidisciplinares, desenvolvendo protótipos que visassem a diminuir custos de fiscalização para usuários, integrar sistemas e informações, gerar visualizações de dados e engajar comunidades locais.

Para isso, competidoras e competidores contaram com mentorias técnicas e suporte da equipe da Transparência Brasil. As especialistas Carla De Bona e Samanta Lopes participaram do evento promovendo capacitações em UX Design e Empreendedorismo de Impacto Social, respectivamente, fomentando o desenvolvimento de soluções com foco nos cidadãos.

No encerramento da maratona, equipes apresentaram os projetos desenvolvidos ao juri composto pelo diretor-executivo da Transparência Brasil, Manoel Galdino, pelo CEO da Pandô Apps, Thiago Ferreira, e pela desenvolvedora Marylly Silva. As melhores soluções foram escolhidas com base em critérios de inovação e impacto social, viabilidade de implementação e estágio de desenvolvimento dos protótipos apresentados.

As equipes

A equipe vencedora desenvolveu o projeto fiscaLiza, um chatbot interativo nas redes sociais, além de uma plataforma de visualização de dados de interesse público sobre educação, como déficit de vagas por município.

No segundo lugar, a equipe #SuaFotoMudaoMundo desenvolveu soluções em diversas frentes, com foco no engajamento dos cidadãos e de comunicadores na temática da fiscalização de obras. O projeto alia plataforma web, atualização via rede social e melhorias no aplicativo.

Terceira colocada, a equipe #PénoChão também propôs melhorias no aplicativo com o objetivo de aprimorar a experiência dos usuários, incluindo novos menus de navegação e a possibilidade de compartilhar fiscalizações com as redes sociais.

As cinco participantes do projeto Minas de Dados, uma parceria da Transparência Brasil com data_labe e Olabi, ficaram em quarto lugar, com o protótipo de uma aplicação web complementar ao aplicativo mobile.

Em quinto lugar, a equipe do projeto Tá Meia Boca, de fiscalização, por meio de aplicativo, de infraestrutura escolar interna de creches e escolas de educação infantil pela comunidade escolar.

O evento

A maratona, promovida pela Transparência Brasil com o apoio da Pandô Apps e do Google.Org, aconteceu entre os dias 10 e 11 de março no Google Campus São Paulo.

O evento, em sua segunda edição, teve como objetivo o desenvolvimento de soluções a partir de informações produzidas no Tá de Pé, projeto vencedor do Desafio Google de Impacto Social 2016. A maratona também visa promover a transparência na divulgação de informações sobre políticas públicas e gestão de recursos públicos de infraestrutura educacional, assim como estimular o controle social em todos os níveis e esferas governamentais.

O aplicativo

O aplicativo Tá de Pé permite ao cidadão fiscalizar o andamento da construção de escolas e creches financiadas pelo Governo Federal. Por meio dele, o cidadão pode tirar fotos das obras e enviá-las para a Transparência Brasil. As imagens são analisadas por engenheiros parceiros e, se forem constatados indícios de atraso, a organização entra em contato com a prefeitura responsável pela execução da obra. Caso a prefeitura não responda em até 15 dias, outras instâncias são acionadas como vereadores, o FNDE e o Ministério da Transparência.

O aplicativo Tá de Pé está disponível para download em aparelhos Android e iOS.