Descubra se a secretaria de Segurança Pública do seu estado usa reconhecimento facial

O projeto Transparência Algorítmica mostra que o uso de reconhecimento facial na segurança pública coloca direitos fundamentais dos cidadãos em risco. Em especial, ele enfraquece a presunção de inocência e tem impactos sobre o direito à privacidade e à intimidade. Por isso, é importante saber se órgãos públicos de segurança usam essa tecnologia.

Qualquer pessoa pode usar a Lei de Acesso a Informações (LAI) para pedir informações sobre o uso de reconhecimento facial pelas secretarias estaduais de Segurança Pública. É simples:

1. Acesse o Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC) do seu Estado
(o mapa abaixo tem os links para cada um)

(Em alguns casos, será necessário fazer um cadastro para usar o sistema)

2. Indique o órgão ao qual o pedido será direcionado
(pode ser a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Defesa Social, dependendo do estado. No mapa é possível ver o nome em cada um)

3. Copie o texto abaixo

Caros,

Solicito a esta secretaria as seguintes informações:

– O órgão utiliza ferramenta(s) de reconhecimento facial?
– Em caso positivo, favor indicar: a data em que cada ferramenta passou a ser usada, o nome de cada ferramenta (se houver), a finalidade de seu uso e se foi desenvolvida pelo próprio órgão ou adquirida de terceiros (neste último caso, indicar a empresa fornecedora)

Agradeço a atenção.

3. Cole o texto na área destinada ao conteúdo do pedido.

4. Envie o pedido.

Depois de fazer o pedido e de receber a resposta, você pode compartilhar o que descobriu no Achados e Pedidos, um projeto da Transparência Brasil que reúne pedidos de informação e as respectivas respostas de todo o país. Assim, mais pessoas terão acesso à informação que você conseguiu.