Lançamento da plataforma Tá de Pé Compras Emergenciais

Nesta quarta-feira, 16.set, às 11 horas, a Transparência Brasil realiza em sua página no Facebook e no YouTube o webinar de lançamento da plataforma Tá de Pé Compras Emergenciais com a participação do promotor do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), João Beltrame, e do diretor da área social da Controladoria Geral da União (CGU), José Barbiere. 

A ferramenta faz parte da família Tá de Pé e reúne dados de aquisições realizadas durante a pandemia da Covid-19, possibilitando seu acompanhamento e monitoramento pela sociedade civil. Durante o evento, os convidados abordarão os desafios que órgãos de controle enfrentam na fiscalização de contratos, principalmente no esforço de acesso aos dados, dificuldade que não se restringe ao controle social. Eles mostrarão como o MP-RS e a CGU estão lidando com os dados para contribuir com a transparência de contratações emergenciais durante a pandemia sem o processo licitatório regular. 

A iniciativa Tá de Pé monitora desde 2017 a implementação de políticas públicas e engloba diferentes iniciativas: o app de celular Tá de Pé Obras para monitoramento de obras de escolas e creches e quadras escolares, o chatbot Rango para reportar informações sobre a merenda em cada escola e a plataforma Tá de Pé Merenda que reúne informações de licitações e contratos de alimentação escolar.

Neste primeiro momento, a versão beta da plataforma Tá de Pé Compras Emergenciais conta somente com os dados de contratos e licitações dos municípios do Rio Grande do Sul. A base de dados será ampliada na medida em que Tribunais de Contas e outros órgãos disponibilizem dados abertos de contratação pública.

O código da plataforma é aberto e foi replicado a partir do Tá de Pé Merenda, projeto financiado pela Fundação Tinker. O novo membro da família Tá de Pé é realizado com recursos próprios da Transparência Brasil. Apoie o controle de compras emergenciais e ajude a garantir que os recursos públicos cheguem aonde devem chegar: na luta contra a pandemia. https://www.transparencia.org.br/apoie/doacoes