Vaga aberta: ​estágio em comunicação

A Transparência Brasil está contratando um/a estagiário/a de comunicação para trabalhar em seu escritório em São Paulo.

Sobre a Transparência Brasil

A Transparência Brasil foca sua atuação na busca pela integridade do poder público, principalmente por meio do aumento da informação disponível. Seu trabalho é dividido em duas áreas: monitoramento das instituições e advocacy.

O primeiro diz respeito a processamento e análise de dados públicos brutos e à sua tradução em informação útil para o cidadão. Ele é realizado por meio das seguintes atividades:

  •   Criação de instrumentos na Internet para propiciar o monitoramento do fenômeno da corrupção;
  •    Produção de relatórios, estudos e levantamentos empíricos sobre a incidência do problema da corrupção em diferentes instituições, esferas e níveis de governos.

O segundo diz respeito ao fomento do debate público sobre temas relevantes envolvendo corrupção e integridade das instituições. Essa parte do trabalho é realizada por meio do engajamento nas seguintes atividades:

  •   Participação dos conselhos de Transparência da Controladoria Geral da União, do Senado Federal e do Governo do estado de São Paulo;
  •    Colaboração na mídia, por meio de entrevistas, levantamentos exclusivos ou artigos.

Perfil

É necessário que o/a candidato/a esteja matriculado a partir do segundo ano nos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda e áreas correlatas de comunicação.  O/A candidato/a deve ser organizado/a, ter excelentes capacidades de redação e interpretação de texto e demonstrar interesse em temas de política e administração pública brasileira, transparência, accountability e controle social. É necessário que seja ainda proativo/a, tenha habilidades interpessoais e esteja disposto/a a trabalhar com uma equipe enxuta. São necessários conhecimentos do pacote Office e ampla familiaridade com redes sociais, especialmente Twitter. São desejáveis inglês fluente e conhecimentos de design gráfico e programas de edição gráfica.

Descrição das atividades

O/a estagiário/a dará suporte em atividades de comunicação institucional e às atividades dos projetos da Transparência Brasil. Dentre as atividades, destacam-se:

  • redação e revisão de textos para o site;
  • apoio na elaboração e no monitoramento de campanhas digitais;
  • apoio na criação de peças gráficas para redes sociais;
  • atualização de redes sociais;
  • apoio na elaboração do boletim mensal;
  • diagramação de relatórios;
  • redação de releases;
  • clipping de notícias da Transparência Brasil.

Valor da bolsa: R$ 1.400 + vale transporte.
Duração: 6 meses, com possibilidade de extensão.
Início: 6 de agosto de 2018.
Disponibilidade: 30 horas semanais.

Interessados/as devem enviar e-mail com currículo resumido de até duas páginas (informar semestre letivo) e carta de motivação (até 300 palavras) até 8h do dia 30 de julho de 2018 para Renata Galf [email protected]. Candidaturas sem carta de motivação serão desconsideradas.

Os/as candidatos/as serão entrevistados entre os dias 30 de julho e 03 de agosto, no escritório da Transparência Brasil, localizado na rua Dr. Virgílio Carvalho Pinto, 445, próximo à estação Fradique Coutinho.